O Circuito

 

   downloadpdf

 

 

 

Situado numa região privilegiada tanto por suas belezas naturais quanto por sua localização, o Circuito das Cascatas e Montanhas proporciona uma experiência ímpar para o cicloturista. Em seus 123Km de extensão, o viajante vivenciará experiências de contato com a natureza, seja através das diversas cascatas espalhadas ao longo do percurso, ou pelo ambiente predominantemente colonial, onde cultura histórica e gastronomia típica fazem de cada parada uma lembrança para se levar na memória.

Englobando os municípios de Rolante, Riozinho e São Francisco de Paula, o roteiro permite ao cicloturista uma exploração completa e tranquila de todas as atrações dessas localidades, podendo ser percorrido de dois a cinco dias, sempre com passagens pela área central das cidades, para conveniência, mas sem deixar de lado o atrativo principal: a conexão com a natureza através do esporte.

O roteiro é dividido em quatro etapas, sugestão de percurso para cada dia de pedalada, com opções para pernoite em cada cidade. Na primeira etapa, no município de Rolante, o Cicloturista é convidado a conhecer um pouco dessa bela cidade, onde recebe seu “Manual do Circuito” e parte em direção à primeira das Cascatas que dão nome ao Circuito, passando também por diversas áreas de beleza, até chegar ao centro do município de Riozinho. Em Riozinho, a primeira sugestão de pernoite, podendo também “esticar” um pouco o pedal e pernoitar nas pousadas do interior. A cidade conta com diversos atrativos naturais, entre eles destacam-se o Parque Municipal do Conduto e a Cascata do Chuvisqueiro, cartão postal da cidade.

Seguindo a viagem atravessamos o Rio da Barrinha, voltando à Rolante, numa das localidades de maior destaque no percurso, Boa Esperança. Nessa comunidade italiana, encontra-se o CAMINHO DAS PIPAS, uma rota turística que merece ser conhecida em sua totalidade, pois diversas famílias que ali residem, mantém suas cantinas com degustação e venda de suco de uvas, vinho e outras delícias da gastronomia Italiana. Sugere-se o pernoite na Pousada que aí situa-se, bem próxima a Cascata das Três Quedas, com suas águas puras e cristalinas.

Seguindo viagem, chegamos à parte de maior esforço do percurso. Porém todo esforço possui recompensas e, nesse caso, o clima da serra Gaúcha e as paisagens dos Campos de Cima da Serra são um grande incentivo para o cicloturista. Após deliciar-se com as paisagens, chegamos na cidade de São Francisco de Paula, onde o cicloturista é convidado pernoitar e conhecer o Lago São Bernardo e o Parque das
8 Cachoeiras (trilhas somente a pé), além de outras várias outras atrações que a cidade oferece.

Finalmente, na última etapa iniciamos a descida, rumo à Rolante, passando pela Localidade de Ilha Nova, comunidade alemã com uma cultura rica e acolhedora. Essa é a parte mais leve do trajeto, com uma extensão maior, porém em quase sua totalidade, descendo.

selo-primeira-etapaselo-segunda-etapaselo-terceira-etapaselo-quarta-etapa

mapa-circuito-completo

pelo-caminho

Sou de Umuarama no Paraná, fiquei maravilhado com a beleza e hospitalidade dos lugares onde passei...Gostei de tudo das estradas, bem sinalizadas e com lugares belíssimos. Nota 10 em tudo.
Leonel - Umuarama/PR